A gravidez é uma fase da vida onde ocorrem mudanças, tanto externas como internas, e onde as necessidades de nutrientes estão aumentadas, uma vez que são necessários nutrientes para fornecer à mulher, mas também ao novo ser que se está a formar. Existem muitas dúvidas relativamente ao consumo de alimentos fermentados e os seus potenciais efeitos. Veja, aqui, a explicação da nossa Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

Durante o período de gravidez é comum as mulheres sofrerem de obstipação, o que se deve à diminuição dos movimentos peristálticos do intestino – aqueles que permitem que as fezes desçam – por diminuição do espaço. Isto acontece principalmente a partir do segundo trimestre, e à medida que o tempo vai passando e o espaço diminui, tem tendência para agravar.

Por outro lado, com uma mudança tão grande como é a gravidez, são vários os ciclos que são desregulados. Tanto a libertação de hormonas, como ciclos de sono e fome, e ocorrem também mudanças a nível intestinal, o que leva muitas das vezes a uma sensação de cansaço e fadiga. Uma das estratégias utilizadas é a inclusão de alimentos fermentados.

 

O que são alimentos fermentados?

Os alimentos fermentados, como o próprio nome indica, são sujeitos a processos de fermentação, inicialmente com o intuito de aumentar o tempo de conservação dos alimentos ou alterar a sua textura, ou ainda intensificar sabores. Hoje em dia, sabemos, que a fermentação dos alimentos faz bem mais que isso – além de serem ricos em bactérias probióticas, têm na sua constituição vitaminas e ácidos orgânicos, bem como fitoquímicos benéficos para a saúde.

Como exemplo de alimentos fermentados existe a Kombucha, o Kefir, Kimchi, Chucrute, entre outros.

 

Benefícios dos alimentos fermentados nas grávidas:

A inclusão de alimentos fermentados na alimentação, como a GUTsy Captain Kombucha , é uma prática que para além de todos os benefícios que pode ter pela modulação da microbiota, ajuda nestes “problemas” característicos desta fase de vida.

 

Estou grávida, devo consumir alimentos fermentados?

Como mencionado anteriormente, os alimentos fermentados podem ser benéficos durante a gravidez. Contudo, sugerimos que consulte sempre o seu médico ou obstetra se surgirem dúvidas em relação ao consumo deste tipo de alimentos e à melhor forma de o fazer.

 

Experimente, sinta a diferença, e conte-nos!

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.