Porquê fazer Yoga? Palavras sábias da Inês Roseta

A vida é feita de escolhas.

Se queremos estar bem na nossa pele e viver uma vida plena, devemos fazer escolhas que nos façam sentir bem.

Como forma de celebrar a nossa presença no Wanderlust este ano, desafiámos a Inês Roseta, uma verdadeira Capitã da sua vida, a escrever um testemunho sobre a importância do Yoga.

A Inês é Professora de Ashtanga Yoga e Meditação YogaTerapia, com especialização em anatomia funcional, por isso sabe bem do que está a falar.

Esperamos que este testemunho motive muitas pessoas a experimentarem ou desenvolverem esta técnica milenar:

Yoga e Meditação são uma ferramenta poderosa no combate à ansiedade.

Milhares de pessoas sofrem de angústia, tristeza,e stress, são as doenças do nosso século e cada vez mais disseminadas.

O Yoga é uma prática valiosa que desenvolve muitas qualidades psíquicas como a atenção, a concentração e a introspecção.

Um prática que acalma as flutuações da mente através do controlo do corpo. 

Ensina a encontrar o equilíbrio em tudo na vida, a cultivar pensamentos positivos e felizes, ensina como dominar o sofrimento, e desenvolve-nos uma capacidade que todos temos, mas que perdemos algures, nesta forma desenfreada da vida moderna … Capacidade de auto-recuperação do corpo, e de auto-cura. 

Curar-se é aprender como podemos usar a nossa capacidade de trocar ignorância por sabedoria, ansiedade por tranquilidade, cansaço por energia, guerra por paz, mentira por verdade, doença por saúde. 

Não há nada que aconteça na mente que o corpo não manifeste, e não há nada que aconteça no corpo que a mente não sinta, porque nós não somos separados, somos unidade. 

O maior convite do yoga e da meditação é trazer-nos para o momento presente.

A felicidade existe e é plena  “nesse” agora, “nesse” cada momento a que todos temos acesso. 

Mas este momento presente foge-nos constantemente por entre dos dedos, perdemos esse “tempo” a imaginar e a projectar um futuro que nunca chega; com experiências do passado que nunca se irão repetir. 

Nesta não vivência do momento presente, abrimos espaço à desilusão, à tristeza, à ansiedade e em casos mais graves à depressão.

O Yoga e a meditação, pela consciência que ganhamos do nosso corpo e da nossa respiração ajudam-nos a viver agora. ajudam-nos a perceber que não é possível controlar a natureza, ou o universo, não é possível controlar os outros seres humanos à nossa volta, e que a única coisa que podemos tentar controlar é a nós mesmos, e aquilo que sentimos dentro da nossa unidade, corpo, mente e coração. 

São práticas que preparam o nosso coração para recebermos com humildade, compaixão e amor tudo o que nos chega. 

Como em tudo é preciso tempo, paciência, dedicação e perseverança. 

A boa noticia é que acontece! 

Junte nossas bebidas a sua experiência no Yoga, e sinta o frescor que proporciona, os sabores favoritos da Inês são o ananás e pêssego, aproveite a dica e experimente o que é bom e que faz bem.

 

 

Fotografias (Catarina Diniz de Almeida) 

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.